As atividades da 3ª Feira do Livro de São Luís, aberta pelo prefeito João Castelo e que acontece até o próximo dia 29 de novembro, movimentam o domingo na Praça Maria Aragão. A tradição literária da cidade, conhecida como Athenas Brasileira, permanece preservada. O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís e realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), traz para hoje (22) uma programação eclética, prometendo atender a todos os gostos.
No auditório Ferreira Gullar, haverá a palestra “A inserção cultural do leitor na construção de sentidos do texto”, com o professor da Universidade Estadual do Maranhão, Adeildo Cristóvam da Silva Júnior. Logo em seguida, haverá um debate sobre literatura com o jornalista, roteirista e escritor José Louzeiro, um dos grandes homenageados da Feira.
Já o espaço Café Literário reunirá personalidades e escritores contemporâneos, como Gabriel Jaureguy e Nan Sousa, Benedito Buzar e Ramiro Azevedo. Este último fará um breve relato sobre a vida e obra do escritor maranhense Nauro Machado.
No auditório José Louzeiro, as palestras serão sobre “A literatura oral, com o professor doutor Norton Corrêa e, na sequência, teremos “O processo de produção do livro Tambor de crioula: da pesquisa ao lançamento”, com Micaela Neiva Moreira e Gabriel Jaureguy.
Simultaneamente, na Casa do Escritor Maranhense, estarão sendo lançados vários títulos. Dentre eles, estão: “Lula: do retirante do nordeste a presidente da República”, de Adalto Silva França, e “Espelhos d´Água”, de Aldir Penha Costa Ferreira.
E, na Casa da Juventude, um espaço totalmente voltado para a galera jovem, haverá debates sobre “Tecnologia, mídia e informação”, “Sexualidade, saúde e juventude”, além da exibição de curtas. Tudo isso, a partir das 16 horas.
A FEIRA - Este ano, a feira conta com uma extensa programação, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para os públicos infantil e juvenil.
A estrutura do evento ocupa uma área de seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão, as instalações do Espaço Cultural, área do estacionamento da Praça e a Casa do Professor, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua Rio Branco.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto, a estrutura física da Feira do Livro sofreu mudanças este ano. “Sem dúvida, a Feira do Livro é um evento de muita importância para a cidade. Não poderíamos deixá-la de fora do calendário cultural da Func, porém é importante destacar que trabalhamos com reciclagem e aproveitamento de materiais. Muitas peças voltam com cara nova”, disse.
O Espaço Cultural agora abrigará o Espaço dos Livreiros, devidamente ambientado e estruturado para acomodar os estandes de livros. Os livrões espalhados pela Praça Maria Aragão trazem trechos e a biografia de escritores maranhenses, fazendo uma grande homenagem a nomes que, muitas vezes, não são literatos, como é o caso de Terezinha Rego, explicou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário