Reunião de avaliação com parceiros define metas para a quarta edição do evento.
Nesta terceira edição da Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís e realizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), a cidade, mais uma vez, se reencontrou com os livros e com a leitura durante os dez dias de evento na Praça Maria Aragão. No período de 20 a 29 de novembro, mais de 200 mil pessoas circularam pelos espaços que integraram a estrutura e programação da Feira.
O reencontro, na verdade, ocorreu com a própria história e tradição literária da cidade. Já que, nesta edição, ocorreu a plena inserção dos escritores locais, efetivos espaços de participação dos editores, livreiros, distribuidores, gráficas, de professores, bibliotecários, arte-educadores, animadores culturais e artistas. Todos garantiram o fomento das cadeias criativa, produtiva e mediadora da leitura. Além da representativa movimentação financeira gerada durante o evento. Segundo o presidente da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão, Milton Lira, a estimativa é que tenham sido comercializados R$ 2,8 milhões em livros.
Porém, a feira não foi um mero espaço de comercialização de livros. A parte comercial teve dimensão fundamental sim para o êxito do evento, mas o foco de sua programação centrou suas atividades na importância da leitura no desenvolvimento humano e educacional, capacitando educadores, estudantes universitários e alunos do ensino fundamental e médio.
A estrutura da 3ª Feira de São Luís foi ousada e inovadora para a cidade, assim como em comparação com as outras edições. A organização enfrentou o desafio de montar uma estrutura em local aberto, cheio de adversidades naturais (sol, calor e vento) e de infra-estrutura (tamanho do espaço, fornecimento de energia, telefone, internet, água, esgoto, trânsito, etc.). No entanto, todas as dificuldades foram solucionadas, garantindo o funcionamento da Feira.
E, inovou mais uma vez, quando realizou no seu último dia de funcionamento (29), uma reunião envolvendo os parceiros, patrocinadores e livreiros, para avaliar o modelo adotado e os resultados alcançados, destacando os pontos positivos e negativos. É fato que mudanças geram algumas insatisfações, por isso a preocupação da coordenação em ouvir todos os envolvidos no processo de elaboração e construção do evento. Todos os pontos destacados foram devidamente avaliados e discutidos em conjunto, inclusive a data de realização da quarta edição da Feira do Livro que deverá ser de 12 a 21 de novembro de 2010.
Ao final da reunião, o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, agradeceu a participação ativa de todos na Feira e reafirmou: “o nosso compromisso é com a cidade e sua população. O objetivo aqui é realizarmos um evento onde todos tenham voz e vez. Ainda mais em um evento tão importante para o Maranhão”.
Boa noite. Meu nome é Monaliza Fernandes e sou gerente do setor de marketing da Célula de Marketing do Curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado, de Icó-Ceará, e gostaria de saber se vocês podem participar da nossa Semana do Administrador, em setembro.
ResponderExcluir