segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto Interiorização leva 3ª Feira do Livro de São Luís para comunidades

Com o objetivo de promover o livro como instrumento de fortalecimento psíquico e crescimento cultural, social, educativo e informativo, a Biblioteca Municipal de São Luís (equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura - Func) marca a sua participação na 3ª Feira do Livro de São Luís, promovendo ampla ação cultural estratégica de inclusão social e desenvolvimento de acesso ao livro, à leitura, em benefício sócio-cultural e educativo de comunidades populares e instituições de atendimento social.



Na terceira edição da Feira, a Biblioteca Municipal toma uma dimensão maior e estará estruturada em seis espaços culturais para que possa atender faixas etárias distintas e desenvolver atividades diversificadas: 1. Espaço “Ferreira Gullar” do Escritor Maranhense (Salão de Leitura); 2. Espaço Multi-arte (Telecentro, Videoteca e Audioteca); 3. Espaço Amiguinhos do Livro (Salão da Criança) – presença do Livro Amigo da Biblioteca Municipal (Mascote); 4. Espaço Liberdade de Expressão (Área Externa da Biblioteca) – apresentações de manifestações populares e afins; 5. Espaço Estrelas Literárias (Hall de Entrada) – escritores maranhenses a serem homenageados em exposição de biografias, fotos e obras por desenvolverem atividades voluntárias junto à Biblioteca Municipal de São Luís; 6. Espaço Expressão Viva – Concurso de Grafitagem com o tema: “A diversidade Literária na Capital Brasileira da Cultura”.


Nos espaços, serão oferecidas diversas atividades: contos de histórias; apresentações teatrais (de atores, de bonecos – fantoches e dedoches -, de sombras), musicais, visuais; oficinas de ilustração, de dança, de ritmos; vídeo-music; tangran; origami; quebra-cabeça gigante; bingo cultural; passa ou repassa; jogo cultural com a bola de papel em repolho; oficinas de poesia com sarau; conto e cordel; dramatizações do reconte a história; exibições de documentários e filmes; exposições temáticas (artes, livros, equipamentos eletrônicos etc.); concurso de grafitagem; apresentações de danças populares e rodas de conversa sobre as mesmas, e oficina de ritmos; exposição de equipamentos ecologicamente corretos; mostra científica de Física e Astronomia; mostra científica de Química; mostra científica de Biologia e muito mais.


A principal novidade para este ano é a interiorização da Feira por meio da biblioteca nas comunidades rurais sob a denominação: “Festa da Cultura Literária da Feira do Livro de São Luís”. Dentre as ações a serem desenvolvidas estão a promoção de lazer terapêutico no Hospital Municipal da Criança Odorico Amaral de Matos (Alemanha); visitação dos “Peregrinos da Leitura da BMSL-BF” a comunidades, através de bibliotecas móveis: sacolas de leitura; caixas do imaginário; malas da leitura; baús de leitura e brincadeiras; instalação de biblioteca na Associação de Moradores do Maracanã; instalação de biblioteca no Centro de Atenção Integrada ao Idoso (Caisi - Filipinho); distribuição gratuita de livros e outros materiais literários e informativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário