segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Newton Cannito lançará dois livros na Feira do Livro de São Luís



A 3ª Feira do Livro de São Luís, realizada pela Prefeitura de São Luís, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura (Func), será aberta na próxima sexta-feira (20), 19h, na Praça Maria Aragão.

E a lista de títulos que estará à disposição do público não pára de crescer. Depois de anunciar nomes famosos em outras áreas, como Chico César e Leona Cavalli, a organização segue a linha da diversidade e confirma os lançamentos dos livros do diretor e roteirista Newton Cannito.

Trata-se de “Novos Monstros” e “Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV”. O primeiro é um livro politicamente incorreto com histórias corrosivas e irônicas sobre o mundo atual. Nele, Cannito apresenta personagens grotescos, na tentativa de organizar fatos reais que nos chocam (assim como o filme italiano que inspira o título).

Aproveitando causos paulistanos, o diretor pinta a principal cidade do país com as suas verdadeiras cores. Com o cinza da dureza, do dia a dia sem perdão de quem vive numa cosmopolita desigualdade social. Com o marrom do esgoto, que assola todas as instituições e todos os corações – até os que não admitem. E com muito vermelho, de sangue, da luta, pela vida e morte. Nem sempre severina.

Já o Manual de Redação não é - também - chamado de Manuel à toa. Não é um manual convencional e não quer ser visto como um. Não tem passo a passo e não se propala como absoluto, dono da verdade. Com uma linguagem coloquial, próxima, conversa de maneira franca. E não cria ilusões. Instiga, provoca a reflexão e estimula disciplina, repetição e estudo para chegar ao texto final.

Sobre o autor - Newton Cannito é roteirista e diretor de cinema e televisão. É mestre em cinema pela Universidade de São Paulo - USP, onde atualmente cursa doutorado sobre Tendências da TV Digital. É roteirista do seriado Cidade dos Homens, exibido pela Rede Globo. É criador e roteirista-chefe da série “9mm: São Paulo” e colaborador da novela “Poder Paralelo”, de Lauro Cesar Muniz, transmitida pela rede Record. Em cinema, roteirizou, entre outros, Quanto Vale ou é por Quilo?, de Sérgio Bianchi. Dirigiu documentários como “Jesus no Mundo Maravilha”, vencedor do Doctv IberoAmerica e exibido em 15 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário