Parceiros marcam sua participação na 3ª Feira do Livro
A Feira do Livro de São Luís contou com muitas novidades nesta sua terceira edição. Dentre elas, a mudança do Espaço dos Livreiros para o Espaço Cultural, com estrutura mais adequada e ambiente climatizado; o novo horário de funcionamento da Feira para 16 horas às 22 horas.
Outra novidade foi a presença direta dos apoiadores e patrocinadores em estandes montados na Praça Maria Aragão, onde estes participam da programação, promovendo eventos e exposições. Com essa participação, as Instituições aproveitaram para estabelecer um contato mais aproximado com seu público de interesse e apresentar projetos e serviços prestados à sociedade.
Presente na Feira desde a sua primeira edição, a Federação do Comércio (Fecomercio) o Serviço Social do Comércio (SESC), regional Maranhão, trouxe para o seu estande institucional a exposição dos serviços oferecidos e a apresentação de vídeos institucionais. Além disso, o SESC conta com mais seis estandes, apresentando vasta programação infantil, com contação de histórias, perfomances poéticas, pintura facial, além de oficinas de origami, leitura e música.
No estande da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão em exposição cerca de vinte livros produzidos a partir de trabalhos de professores e livros de coletâneas de trabalhos científicos. Também, tem a apresentação do projeto “Iconografias do Maranhão, realizado por alunos do curso de Desenho Industrial, com objetivo de por a visualidade da cultura a serviço da inovação e do desenvolvimento sustentável dos grupos e manifestações pesquisados. Tudo é feito com a participação direta das comunidades. Após o trabalho de campo e as vivências, ocorre a sistematização da interpretação iconográfica. Além disso, está em exposição do projeto Ilha da Ciência desenvolvido pelos alunos do curso de física, o 14 BIS,, sob a coordenação do vice-reitor, o Prof. Dr. Antônio Oliveira. Há também a exposição de banners sobre projetos desenvolvidos pela universidade e as obras que estão sendo realizadas pela atual gestão, como o projeto gráfico da Concha Acústica. Além, da apresentação de vídeos institucionais realizados pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC), como o Maracanto, Femaco, Unireggae e outros.
Outra opção é o estande da Vale que trouxe para a Feira a Amostra Fotográfica do Tambor de Crioula, com o lançamento do Livro “O processo de produção do livro Tambor de Crioula: da pesquisa ao lançamento”, de Micaela Neiva Moreira e Gabriel Jaureguy. No dia 23, houve o lançamento da exposição “Beco do Vieira”, em homenagem à arte de Antônio Vieira, com destaque para as letras, músicas e registros fotográficos de sua carreira. Há também a exposição de produtos reciclados, com um canteiro de flores de garrafas pet. Pode-se entrar ainda uma estante repleta de livros que receberam apoio da Vale, dentre eles “Nasci e cresci com o ECA” e “Catálogo dos Azulejos da Ilha de São Luís”.
Já no estande da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a partir de um pré-agendamento, há a visitação de aproximadamente 500 alunos de ensino fundamental e médio, onde lhes são apresentados projetos de leitura, contação de histórias. Também é disponibilizado aos visitantes um espaço para leitura e serviço de internet. Além disso, todos os dias, a partir das 19 horas tem a exibição de filmes no CineSeduc.
Todos integram a programação da 3ª Feira do Livro de São Luís e contribuem com a realização do evento. A cada edição da Feira desenvolve-se em torno de um processo de construção coletiva. Tal processo envolve a participação de diversas instituições na formatação e validação do tema, na definição do patrono, eixos temáticos, planos de divulgação, apoio institucional, estratégias de viabilização, projeto arquitetônico e ambiental, na programação e etapas de ação, entre outros pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário